Quíntupla estrutura: Uma metodologia para a participação dos jovens e a transição para a vida adulta

Alicia Fortacín Otín
Universidad de Zaragoza aliciafortacin@gmail.com
DOI: 10.22400/cij.7.e039
RESUMEN ǀ ABSTRACT ǀ RESUMO

As transformações socioculturais modificaram o caminho dos jovens em direção à vida adulta. Neste trabalho apresenta-se o Movimiento Laico y Progresista de Aragón e a metodología que utiliza “Quíntupla estrutura”, como escola para a cidadania. A investigação realiza-se em Confluencias 18, mediante uma série de entrevistas. Através da análise constroem-se quatro relatos. O primeiro aprofunda a história do MLPA. O segundo aborda as trajetórias dos jovens. Depois, insiste-se nas características do MLPA como um espaço educativo alternativo. Finalmente analisa-se o valor da militância no desenvolvimento dos jovens. Trabalham-se valores a partir da educação não formal e desde o ócio ao tempo livre. Este trabalho possibilita a entrada do jovem na vida adulta ao mesmo tempo que este decide o grau de participação, compromisso, desenvolve uma identidade e adquire consciência cidadã.

PALABRAS CLAVE ǀ KEYWORDS ǀ PALAVRAS CHAVE
Juventude; Transição; Emancipação; Militância; Cidadania.
Recibido ǀ Received ǀ Recebido  18/06/2019,  Aceptado ǀ Accepted ǀ Aceito  31/07/2019,  Publicado ǀ Available ǀ Publicação  09/07/2019 
Licencia ǀ License ǀ Licença Salvo indicación contraria expresa, todos los contenidos de Cuadernos de Investigación en Juventud se distribuyen bajo una licencia de uso y distribución Creative Commons Attribution-ShareAlike License (CC BY-SA) 4.0 International.