Emoções e narrativa audiovisual. Análise da legendagem para surdos na televisão infantil e juvenil

Laura Mª Caramelo Pérez
Universidad de Extremadura. Estudiante de Doctorado en Información y Comunicación, lcaramel@alumnos.unex.es
DOI: 10.22400/cij.e029
RESUMEN

As emoções intervêm no desenvolvimento afetivo, cognitivo, psicológico e físico dos jovens. No entanto, no desenvolvimento emocional infantil, etapa fundamental para o desenvolvimento integral dos jovens, intervêm vários fatores entre os quais se encontra a sua exposição aos conteúdos audiovisuais. No caso das crianças com deficiência auditiva é necessário que possam ter acesso à programação infantil.

Assim, analisamos o papel que as emoções têm no desenvolvimento integral da criança e a sua repercussão na adolescência. Além disso, analisamos a influência que a televisão tem neste aspeto e penetramos no campo da tradução audiovisual centrando-nos na legendagem para surdos. Aplicamos o aprendido apresentando uma proposta de legendagem para surdos de um capítulo de “Peppa Pig”.

Por último, evidenciamos a importância de uma legendagem correta para surdos e a sua influência no desenvolvimento emocional das crianças e jovens.

PALABRAS CLAVE
Emoções, Educação emocional, Narrativa audiovisual, Televisão infantil e juvenil, Legendagem para surdos
ABSTRACT
KEYWORDS
RESUMO
PALAVRAS CHAVE
Recibido ǀ Received ǀ Recebido  20/11/2018,  Aceptado ǀ Accepted ǀ Aceito  15/12/2018,  Publicado ǀ Available ǀ Publicação  14/02/2019 
Licencia ǀ License ǀ Licença Salvo indicación contraria expresa, todos los contenidos de Cuadernos de Investigación en Juventud se distribuyen bajo una licencia de uso y distribución Creative Commons Attribution-ShareAlike License (CC BY-SA) 4.0 International.